Reconhecendo o enorme esforço e sacrifício demonstrados por cada uma das profissionais, mantendo a Casa a funcionar 24 horas por dias e todos os dias da semana, a direção da APIBAB, na reunião de 29 de abril de 2021, deliberou por unanimidade aprovar o presente “Voto de Louvor e Reconhecimento às profissionais da APIBAB no âmbito do trabalho desenvolvido no combate à pandemia da doença do COVID-19”.
A pandemia que assolou a Humanidade, provocada pela doença Covid-19, foi declarada pela Organização Mundial de saúde em março de 2020 e veio alterar de forma abrupta e inesperada as nossas vidas e rotinas. Desde essa data habitamos tempos de incertezas e de medos, “interrompendo” as nossas vidas obrigando-nos a longos períodos de confinamento e isolamento de forma a evitar a propagação de contágios.
São tempos de grande provocação e desafio à nossa resiliência e capacidade de adaptação a novas rotinas e a novas realidades pessoais e profissionais.
O confinamento geral e obrigatório com a suspensão de todas as atividades não essenciais, nomeadamente as escolares, obrigou á permanência na Casa de todas as crianças e jovens residentes. Houve pois necessidade de readaptação a novas rotinas, quer lúdicas quer escolares, obrigando a uma redobrada dedicação e profissionalismo das trabalhadoras da APIBAB, com especial incidência no período de isolamento provocado pelo surto pandémico na Instituição que abrangeu as jovens e a equipa de profissionais, com risco acrescidos para as respetivas famílias.
Mesmo nos períodos mais críticos, as trabalhadoras sempre demonstraram elevado sentido profissional, de responsabilidade e disponibilidade para exercerem as suas funções, minimizando, na medida do possível, o impacto pandémico junto das jovens na prossecução dos respetivos projetos de vida.