A 8.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio decorreu nos dias 18 e 19 de janeiro e a Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso esteve na organização que contou com as parcerias da Fundação Aga Khan, ADM Estrela, Delegação de Lisboa e Centro Social do Soutelo.

Entre os parceiros desta iniciativa estão também a Câmara Municipal de Gondomar, a União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a Escola Profissional de Gondomar, a Associação Social Estrelas de Silveirinhos, o Museu do Mineiro e o Projeto Trilhos D´Ouro E6G.

Este ano o Prémio Volutariado Jovem Montepio, desenvolveu-se numa 1ª fase, a 17 e 18 de dezembro 2018 com uma Formação em Diagnóstico Participativo e Projetos de Intervenção Comunitária e conclui com a 2ª fase, a 18 e 19 de janeiro de 2019 com a elaboração do Projeto de Intervenção no Conjunto Habitacional do Mineiro, em São Pedro da Cova, Gondomar.

Esta área habitacional conta com 400 habitações e cerca de dois mil habitantes, sendo a maioria familiar de trabalhadores das minas de São Pedro da Cova. Este é o maior bairro do Concelho de Gondomar.

A Elaboração do Projeto iniciou-se com em Diagnóstico no terreno, para identificar necessidades e oportunidades. De seguida as equipas criaram uma Ideia de Projeto: O quê? Para quem? Porquê?

Depois com dinâmicas de equipa e confronto de ideias os jovens procederam a elaboração de um projeto orientado para a resolução dos problemas identificados e que criasse uma dinâmica comunitária de apoio. Este projetos são depois apresentados a todos os participantes e avalizados pelo júri e parceiros.

Os projetos apresentados

A equipa Safira, com participantes do Instituto Madre Matilde, da Póvoa de Varzim, mostrou o projeto “De volta ao jogo”, que se foca na reabilitação do campo de futebol do bairro. A sua intenção é levar a cabo os trabalhos nos dias 10 e 11 de maio. Com um patrocínio de empresas de tintas, as participantes pretendem transformar o espaço num local de convívio “para todas as faixas etárias”, segundo referiram durante a apresentação. Outro dos objetivos passa por alargar o espaço a outros desportos, como o basquetebol e o andebol.

Por sua vez, o grupo Rubi desenhou o projeto “Animar, Respeitar e Minerar”, com os contributos de jovens da AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente, de Lisboa. O objetivo, afirmaram, é “minerar” as potencialidades dos habitantes da urbanização, uma iniciativa que propõe realizar festas no coreto do bairro, workshops e churrascos.

A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, da equipa Topázio, apresentou o “Pedalar para os afetos”, com a ideia de criar uma bolsa de voluntariado para entregar as compras dos idosos em casa, de bicicleta. Com esta ideia, o grupo pretende contribuir para o bem-estar de quem tem dificuldade em movimentar-se, sendo que, para já, o serviço estaria disponível entre as 18 e as 20 horas, três vezes por semana, mas poderia ser alargado.

Por fim, a equipa Esmeralda, da instituição Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, do Barreiro, sugeriu a criação de um espaço intergeracional no bairro para “combater a solidão”. Com início previsto para fevereiro deste ano e apresentação pública no coreto do bairro, a ideia é incentivar ao convívio e depois avaliar os efeitos nos moradores do bairro.

Os vencedores

O júri, que integrou também elementos da comunidade, de várias instituições e da Câmara de Gondomar, teve uma escolha difícil, este e comunidade, que este ano também votou.

O projeto escolhido como vencedor desta edição do prémio foi da equipa Safira. As restantes três ideias serão também apoiadas, quer pelos parceiros desta iniciativa, quer em planos a executar no terreno.

A próxima edição do prémio, está garantida e para o ano, Joaquim Caetano, da Fundação montepio, pensa em inovar. Afirmou “Não queremos modelos fixos, portanto vamos adaptando com o que vamos aprendendo.

Para a Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso foi um privilégio poder participar e estar na organização desta iniciativa tão válida e enriquecedora para os participantes. Até para o ano …