Esta iniciativa promovida pela Fundação Montepio realizou- se de 19 e 20 de janeiro de 2018.

Os jovens voluntários, organizados em equipas, foram enviados para uma comunidade carenciada, o Bairro da Serafina / Liberdade, em Lisboa, e fizeram face a um novo desafio. Numa primeira aproximação, a 19 de janeiro, os jovens voluntários estiveram no terreno onde interagiram com a população identificando alguns problemas locais. Depois as equipas identificaram o que consideraram premente alterar e cada uma apresentou o seu projeto concreto que tornasse possível as transformações propostas.

A Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso, do Porto, teve a proposta que foi considerada a vencedora, que incluía combater os problemas de isolamento dos mais velhos e promover a comunicação entre gerações, pois foi este o problema social que propuseram ajudar a erradicar.

As propostas das jovens defenderam a ideia de um transporte coletivo comunitário, chamado Sheepy, que ajudasse à deslocação para as várias iniciativas pensadas para dinamizar a vida comunitária no bairro. Para que os espaços desportivos sejam mais utilizados, o desafio é lançar um torneio de futebol. Com a missão de promover competências pessoais, é também proposto um convívio em Monsanto, com um peddy-paper aliado a preocupações ambientais de limpeza das matas. A cultura também não foi esquecida, com sessões de cinema ao ar livre. O projeto vencedor inclui também um festival, com feiras medievais, onde os alimentos das hortas comunitárias existentes na zona são vendidos. Com a colaboração dos escuteiros, as jovens esperam igualmente que sejam realizadas corridas de carrinhos de rolamentos. Todas as iniciativas contam com o envolvimento dos parceiros locais, como o Liberdade Atlético Clube, a Paróquia São Vicente de Paulo, ou outras entidades que já costumam atuar na comunidade como a ADM Estrela.

A APIBAB leva para casa o primeiro lugar do Prémio Voluntariado Jovem no valor de 1 500 euros. As restantes instituições recebem 1 000 euros. Como vencedores desta edição ficámos com a responsabilidade de organizar a iniciativa de 2019.